Saber quem somos e onde estamos não significa que nos conhecemos, precisamos entender o que sentimos e porque sentimos, entrar em contato com nossos pensamentos.
O autoconhecimento é necessário para conviver melhor com as outras pessoas, para ter maior empatia com elas. Ele torna o convívio muito mais harmonioso.
Para se autoconhecer é preciso introspecção, ficar só consigo mesmo e questionar os porquês dos medos e angustias. Quando fazemos isso muitas vezes descobrimos que nossos receios estão apenas na nossa cabeça, que são monstros que nós mesmos criamos.
Aprender consigo mesmo é um dos benefícios de quem se volta para si, evolui como pessoa e amadurece emocionalmente. O autoconhecimento é o foco para a realização dos objetivos. Podemos aprender conosco quais são nossos limites aptidões e defeitos. O que serve para nós e o que não serve.
A pessoa que se conhece tende a fazer escolhas acertadas na vida levando em conta seu jeito de ser. Por isso perdem menos tempo com coisas que certamente abandonarão mais tarde por não se identificarem com elas. Não se deixam influenciar pelos outros e nem por ideais que fujam dos seus princípios. Administra os próprios conflitos e entende melhor os outros, são pessoas mais tranquilas e seguras.
livrereflexao.com
Janeiro 2015